Já está disponível no Youtube.

"Estação da Cultura” é um curta-metragem experimental sobre viagem no tempo. A história acompanha uma passageira de trem, que se transporta para a Estação da Cultura, patrimônio cultural de Arcoverde, sertão do moxotó pernambucano. Ela percorre por entre memórias e momentos históricos, desde sua inauguração como antiga estação ferroviária até os dias atuais. À medida que permeia pelo espaço, a passageira vivencia encontros e despedidas, enquanto se conecta com terras interioranas. A narrativa se desenvolve no corpo da jovem, que parte numa dança em busca de novas estâncias, encerrando o ciclo onde tudo começou.
A trilha sonora de “Estação da Cultura” tem o papel essencial de comunicar uma passagem no tempo enquanto se conecta profunda e cuidadosamente com as raízes culturais do coco arcoverdense. Seus intricados detalhes resgatam sons ambientes proporcionando um clima de nostalgia e identificação. Cada instrumento foi pensado com o objetivo de refletir os movimentos da protagonista durante os ciclos temporais na dança. Além disso, a trilha assume uma dimensão discursiva ao interagir com a construção visual e o fazer artístico, prestando uma homenagem aos grupos que contribuem para a Estação da Cultura.
Elle Moon sobre a Estação da Cultura:
"A partir do primeiro momento que você conhece a Estação da Cultura, é impossível não viajar no tempo."

Sobre Elle
Elle Moon é #atriz, #escritora e #diretora. Destaque em teatro e escrita, participou de projetos como "Recife Mal Assombrado", “Lisbela e o Prisioneiro” e "Família Addams - O Musical", Em 2021 ingressou no audiovisual e em 2024 dirigiu "Estação da Cultura˜, primeiro curta-metragem lançado pela sua produtora independente “Aceite o Mistério”.
História
A estação de Arcoverde foi inaugurada em 1912, com o nome de Barão do Rio Branco no povoado de Vila Olho D'Água dos Bredos. Em 1943, ela e o município que, fora formado desde 1928, passaram a se chamar Arcoverde, em homenagem ao Cardeal Arcoverde. A estação, foi desativada a princípio dos anos 1980.
A Associação Estação da Cultura nasceu da ocupação dos artistas de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, com o objetivo de apoiar, estimular e promover ações que integrem arte, educação e comunicação para o desenvolvimento artístico e cultural da comunidade. A Estação da Cultura foi o primeiro Ponto de Cultura do país, em 2004, um marco para a cidade. Desde o seu surgimento em 17 de novembro de 2001, a Estação tem como missão fortalecer o diálogo democrático que nos encaminha para a execução de uma Política Pública para Cultura. - Texto de Ney Mendes, um dos artistas que ocupam e gestem o espaço.
Mensagem
Nosso intuito é fazer parte da salvaguarda desse lugar tão importante para história de um povo e região. Pretendemos que, esse filme itinerante, não só desembarque nas muitas cidades cercanas por onde antigos trens passaram, porém que também alcance novas estâncias. Esse trabalho, nada mais é do que fruto de uma vivência particular que cresceu, e desejou que outras pessoas conheçam a história da Estação da Cultura. No mais, desejamos a todos uma boa viagem!
Equipe
Elle Moon - Roteiro e Direção
Tulio Pyrrho - Direção de Fotografia
Cecília Gonçalves - Direção de Produção
Gley Paes e Bah Correia - Produção
Tulio Pyrrho e Elle Moon - Edição
Hanna Herrera - Figurinista
Manu Silveira (Maquiadora)
Alana Martiniano - Trilha Sonora e Som
Elle Moon - Viajante no tempo
Cecília Gonçalves - Ilustradora e Tradutora
Participação Especial
Tropa do Balacobaco e Grupo Muzenza
Apoio
Estação da Cultura
Tropa do Balacobaco
Grupo Muzenza
Akasha Produções
Cobogó das Artes
Portela Produções
Duetindica
Agradecimentos
Susi e Mota Ivaldo,
Cristina e João Felipe
Adriano Portela
Seu José
Nico, Vivi, Elis e Tristão
Meg e Eva
Créditos
Estações Ferroviárias do Estado de Pernambuco
Adamastor Fotografia
Edson Xavier e Rodrigo Henrique
Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco
Mapa Cultural Estação da Cultura
Patrocínio e Inventivo
Lei Paulo Gustavo
Prefeitura de Arcoverde
Ministério e Secretaria da Cultura
Governo Federal de Pernambuco
Comments